domingo, 6 de maio de 2012

Com vocês: Bad Company


Fala galera, hoje vou falar de uma banda que todo apreciador do bom e velho Rock N' Roll deveria ter na cabeceira de sua cama. Tô falando da Bad Company que é uma superbanda inglesa de hard rock formada em 1973, sua formação original foi composta por Paul Rodgers (vocal), Simon Kirke (bateria), Mick Ralphs (guitarra) e Boz Burrell (baixo).
Seus integrantes originais tinham tocado anteriormente em outras bandas britânicas: Free, Mott The Hoople e King Crimson.
Seu álbum de estréia, homônimo, foi lançado em 1974 pela Swan Song, e figurou entre os cem mais vendidos da década de 1970 na Billboard (5x Multi-Platinum pela RIAA). Nele se encontram alguns dos clássicos do Bad Company, como a faixa título do álbum e Can't Get Enough. Em abril de 1975 a banda retornou com o lançamento do seu segundo álbum, Straight Shooter, que também teve excelentes vendagens (3x Multi-Platinum pela RIAA), e emplacou novos sucessos como Feel Like Makin' Love. A este segundo álbum seguiram-se Run with the Pack (1976), ainda com boas vendagens (3x Multi-Platinum pela RIAA), Burnin' Sky (1977) e Desolation Angels (1979), todos álbuns competentes. Depois do álbum de 1982, Rough Diamonds, o vocalista Paul Rodgers deixou a banda, e a mesma, ao que tudo indicava, estava destinada a se acabar. Rodgers passou a integrar a banda formada por Jimmy Page, ex-Led Zeppelin, denominada de The Firm.
Não obstante, em 1986, a banda retornou com novo vocalista, Brian Howe, apresentando um trabalho completamente diferente daquele que a havia caracterizado até então. O disco Fame and Fortune, em nada se assemelha com o hard rock dos anos 1970, se aproximando muito mais da sonoridade do glam metal americano dos anos 1980, mas sem o figurino espalhafatoso que caracteriza os integrantes habituais deste estilo. Os trabalhos posteriores, até meados dos anos 1990, seguiram esta tendência, sendo que no competente álbum de 1990, chamado Holy Water, a banda conseguiu emplacar uma música de relativo sucesso comercial, a balada If You Needed Somebody. Este disco foi certificado como Platinum pela RIAA. A ele se seguiu o disco Here Comes Trouble (1992), que ainda conseguiu atingir o certificado Gold pela RIAA.
Em 1995 a banda lança novo disco, Company of Strangers, com o novo vocalista, Robert Hart, no lugar de Brian Howe. Em 1997 a banda ainda lança um segundo disco com este vocalista, Stories Told & Untold, com regravações de antigos sucessos da banda e sete novas músicas. O disco é um fracasso comercial. Em 1998, Rodgers e Kirke discutem a possibilidade da banda voltar a sua formação original. Com o lançamento da compilação The Original Bad Company Anthology, de 1999, aparecem quatro novas músicas gravadas com Rodgers.

Pra quem não conhece, segue abaixo algumas curiosidades sobre  Paul Rodgers o frontman da Bad Co.:


  • Foi o mítico vocalista da banda Free formada no final dos anos 60 juntamente com Paul Kossoff, Simon Kirke e Andy Frase;
  • Paul Rodgers quase foi chamado para fazer parte da banda britânica Deep Purple com a saída de Ian Gillan;
  • É considerado o terceiro maior vocalista de rock de todos os tempos, atrás somente de Robert Plant (Led Zeppelin) e Freddie Mercury (Queen);
  • Free e Bad Company são consideradas duas das mais importantes bandas dos anos 60 e 70, ao lado de Led Zeppelin, Deep Purple e UFO;
  • Paul Rodgers junto com Jimmy Page formaram um banda chamada "The Firm" em meados dos anos 80;
  • Recentemente Rodgers fez uma tour com a banda Queen onde fizeram juntamente com Brian May e Roger Taylor a turnê do novo CD intitulado The Cosmos Rock.
Bom, chega de papo e bora pra o que importa música!!!







Fonte

Abraço a todos, agente se vê em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário