sábado, 12 de dezembro de 2009

Literatura + Cinema # 1 - O Menino do Pijama Listrado

Fala galera, dando sequência nas novas seções aqui do blog, vou começar a falar sobre livros que foram sucesso e que posteriormente foram adaptados para as telonas. Pra começar, não poderia deixar de falar sobre uma bela obra: O Menino do Pijama Listrado.
Em O Menino do Pijama Listrado, livro de John Boyne lançado em 2007 e adaptado para as telonas em 2008 pelo diretor Mark Herman, Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Em resumo a história se passa na inocência de Bruno, que retrata com os olhos de uma criança de 9 anos todo o sofrimento e desespero sofrido pelos Judeus durante o Holocausto. E que em meio a tanto sofrimento e dor, ele ainda consegue fazer uma amizade verdadeira com Shmuel, seu amigo do outro lado da cerca, que também não consegue entender o porque de tanto sofrimento e dor do seu lado da cerca.

Fica aqui a dica, seja pra quem gosta ler, assistir ou até mesmo ler e assistir.
Agora é só correr para a Locadora ou Livraria mais próxima e boas emoções.


Abraço a todos, agente se vê em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário