segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Super Máquinas - Chevy Impala

Fala galera, hoje vou falar um pouquinho de uma super máquina que é bastante conhecida por aqui por ser o "tanque de guerra" dos irmãos Sam e Dean no seriado Supernatural.
Tô falando do Chevy Impala, que no seriado aparece na sua versão 1967, quatro portas. Vamos um pouco da história do Impala:
O lançamento oficial do Impala ocorreu em 1957, já como modelo 1958. Tratava-se de uma versão especial do Bel Air, superior na hierarquia ao Biscayne e ao modelo básico Del Rey. Era disponível nas versões conversível e hardtop (teto rígido, mas com jeito de conversível) e antecipava o estilo dos anos 60, sendo mais longo, mais baixo, mais largo e mais pesado que o Chevrolet de 1957. O entreeixos crescia em 64 mm, o comprimento em 229 mm e ficava 91 kg mais pesado.
Para deslocar toda esta massa, estava disponível um motor maior, com 348 polegadas cúbicas (diâmetro de 104,77 mm e curso de 82,55 mm, 5.693 cm³), o Turbo-Thrust. Desenvolvido para os utilitários da Chevrolet, apresentava 250 cv de potência bruta na versão básica e 280 na Super Turbo-Thrust, com três carburadores de corpo duplo. Com muito torque em baixas rotações, era perfeito para o câmbio automático Turboglide de duas marchas, oferecido pela primeira vez em 1957 substituindo por algum tempo os tradicionais Powerglide.
O Turbo-Fire de 283 pol3 (98,4 x 76,2 mm, 4.636 cm³) e injeção mecânica Rochester continuava a ser oferecido. As versões básicas vinham com o seis-cilindros em linha Blue Flame, o mesmo do primeiro Corvette, com 235 pol3 (90,42 x 97,48 mm, 3.838 cm³). Este não deve ser confundido com o 230 de 3.768 cm³ (98,42 x 82,55 mm) de nossos primeiros Opalas, que já era um novo motor, com virabrequim apoiado em sete mancais em vez de quatro.
A fórmula do Impala era simples: estilo assinado pela dupla Harley Earl/Bill Mitchell, desempenho digno de um carro esportivo e comodidades não encontradas na concorrência, tudo pelo preço baixo tradicional dos Chevrolets. O estilo era bem superior ao dos Fords do mesmo ano, mas ainda perdia em harmonia para os Chryslers, cujo famoso Plymouth Fury foi até astro principal de filme de terror de John Carpenter.
O Impala apresentava dois pares de faróis, grade e pára-choques envolventes, que lembravam os Cadillacs de anos anteriores, uma herança de Harley Earl que acabou por dar ao carro o apelido de “baby Cadillac”. Tinha um teto mais curto que o do Bel Air, fazendo-o mais esportivo e esguio, com terceiro volume maior e mais definido. As seis lanternas traseiras iniciavam uma tradição, que só seria quebrada pelo modelo 1959, e o diferenciavam das versões inferiores, que tinham apenas quatro.

Bom, chega de papo e vamos a alguns modelos:

1958 Impala Hardtop Sport Coupe



1958 Chevrolet Impala Convertible Coupe



1959 Impala Hardtop Sport Coupe



1960 Impala Hardtop Sport Sedan



1961 Chevrolet Impala Hardtop Coupe



1962 Chevrolet Impala Convertible Coupe



1964 Chevrolet Impala SS Hardtop Coupe



1965 Chevrolet Impala Caprice Sport Sedan



1965 Chevrolet Impala SS Convertible



1967 Chevrolet Impala SS Convertible



1972 Chevrolet Impala Convertible



1973 Chevrolet Impala Custom Coupe



1974 Chevrolet Impala Spirit of America



1974 Impala 4 Door Sedan




1978 Chevrolet Impala Coupe






Fontes: Wikipédia e Best Cars

Espero que gostem, em breve coloco por aqui mais uma Super Máquina

Abraço a todos, agente se vê em breve

Um comentário:

  1. Suntuoso demais para a época, para a pobreza da época, para o sertão da época... para a solidão da época. A rua principal da cidade de Ituiutaba era só dele. Como a região não tem abalos sísmicos, deve ter chovido muito na hora tal o impacto causado na população quando de sua chegada, feriado decretado na cidade. A concessionária Chevrolet da cidade imediatamente trocou de nome para autoclã. Os vereadores queriam a mudança do nome do rio que abastece a cidade de tejuco para impala, que ruas e praças também tivessem este nome. Nesta avalanche de emoções, alguns anos depois um prefeito da vizinha Uberlândia Virgílio Galassi pediu à população que fosse chamado de Virgílio Galaxie. E a coisa foi rompendo, foi parar no interiorzão da África, uma capitalzona foi batizada de Kampala em alusão por semelhança. E aí o proprietário assustado com os estragos que o carrão provocava... resolveu escondê-lo para sempre!....:)

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