quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Pearl Jam - Jeremy



Fala galera, hoje vou fazer um post sobre uma música que eu curto desde os tempos da minha adolescência e aproveitando que eles estão passando em turnê aqui em Terra Brasilis (pra ser mais exato neste momento que este vos fala os caras estão no palco mandando ver). Tô falando da música Jeremy dos americanos do Pearl Jam. Música que apesar de ser do início dos anos 90 está super atual pois conta a história do jovem Jeremy que sofria Bullyning dos amigos de sala e acabou se suicidando na frente de todos eles.
Bom, chega de papo e vamos para o que interessa:

Composição e gravação:

A letra de Jeremy foi composta pelo vocalista Eddie Vedder e a parte instrumental, pelo baixista Jeff Ament. A música foi composta antes da banda sair em turnê com o Alice in Chains em Fevereiro de 1991.
Sua gravação ocorreu entre os dias 27 de Março e 26 de Abril de 1991 no London Bridge Studio, em Seattle.

A letra:

"Jeremy" é baseada em duas histórias reais. A inspiração principal veio de uma matéria de jornal sobre um garoto de 15 anos, Jeremy Wade Delle, nascido em 10 de Fevereiro de 1975, de Richardson, Texas, EUA, que cometeu suicídio com uma arma de fogo na frente de sua turma de Inglês, na Richardson High School, no dia 8 de Janeiro de 1991, pelas 9:45 horas.
Delle foi descrito pelos seus colegas de aula como "muito tímido" e era conhecido por sempre aparentar que estava triste. Após chegar atrasado na escola aquela manhã, foi dito a Delle que pegasse uma autorização na direção. Ele saiu da sala e voltou com um revolver .357 Magnum. Delle foi até a frente da classe, anunciou "Senhorita, eu peguei o que tinha ido buscar", colocou o cano da arma na boca, e puxou o gatilho antes que a professora ou alguém de sua turma pudessem fazer alguma coisa.

A outra história na qual a música é baseada, envolve um estudante que Vedder conheceu no ginásio em San Diego, Califórnia, neste caso ele não se matou mas acabou dando uns tiros numa turma de oceanografia.

Videoclipes


Jeremy - Clipe original

Em julho de 1991, Vedder conheceu o fotográfo Chris Cuffaro. Vedder sugeriu à Cuffaro que dirigisse um videoclipe para a banda. Depois de muita insistência de Vedder, a Gravadora Epic autorizou Cuffaro a usar qualquer música do álbum Ten. Ele escolheu "Jeremy", que não era cogitada para ser lançada como single na época. A gravadora acabou se recusando a financiar o clipe, forçando Cuffaro a financiá-lo sozinho. Cuffaro levantou o dinheiro pegando um empréstimo, vendendo toda a sua mobilia e vendendo metade de sua coleção de guitarras. Primeiro ele filmou várias cenas de um jovem ator, Eric Schubert, interpretando Jeremy. Cuffaro e sua equipe passaram um dia inteiro filmando Schubert fazendo o papel de Jeremy. As cenas com o Pearl Jam foram filmadas em um galpão em Pico Boulevard, na cidade americana de Los Angeles, Califórnia, no dia 4 de outubro de 1991. Uma plataforma giratória foi colocada no centro do set, na qual os membros da banda subiam individualmente para dar a ilusão de que a música estava sendo tocada, enquanto a plataforma era girada manualmente por um dos membros da equipe de Cuffaro. Vedder apareceu com uma fita preta ao redor do braço, em sinal de luto pelo verdadeiro Jeremy.
Para economizar dinheiro, Cuffaro cuidou de toda a pós-produção sozinho. Ele demorou 6 meses para terminar o clipe que, no fim, foi rejeitado pela gravadora. A versão de Cuffaro nunca apareceu na televisão e só sobreviveu em fitas piratas.






Jeremy - Vídeo oficial

Quando Cuffaro havia terminado seu videoclipe, a gravadora Epic começou a pensar em lançar "Jeremy" como um single. O direitor Mark Pellington foi colocado a frente do projeto.Pellington afirmou "não sou um grande fã da banda, mas aquela letra me intrigou: "Falei com Vedder e realmente saquei a paixão dele". Pellington e Pearl Jam decidiram em Kings Cross, Londres, na Inglaterra, em junho de 1992, que filmariam uma nova versão do clipe de "Jeremy".
Trabalhando com o editor veterano Bruce Ashley, o super-produzido videoclipe de Pellington incorporou novas tecnlogias de edição e sobreposição de sons, imagens paradas, animação e elementos de texto com ação ao vivo para criar um efeito de colagem. O ator Trevor Wilson interpretou o papel de Jeremy. As tomadas de sala-de-aula foram feitas no Bayonne High School, na cidade americana de Nova Jersey. O vídeo também possui vários close-ups de Vedder cantando a música, enquanto os outros membros da banda quase não aparecem. Algumas cenas eram similares as do clipe original, mas em se tratando de tomadas da banda, Pellington se focou em Vedder. Vedder é algo como o narrador do clipe.




Premiações e reconhecimentos:

Após o seu lançamento a música e o clipe de Jeremy ganharam vários prêmios e nomeações, dentre eles:

  • 36° posição entre os 100 melhores videoclipes eleitos pela revista Rolling Stone;
  • 19° posição entre os 100 Melhores Vídeos Já Feitos eleitos pela MTV;
  • 48° posição entre as 100 Melhores Canções Pop Desde os Beatles eleitos pela revista Rolling Stone;
  • 85° posição entre os 100 Maiores Singles de Todos os Tempos eleitos pela Kerrang!;
  • 32° posição entre as 100 Melhores Canções dos Últimos 25 Ano eleitos pela VH1;
  • 11° posição entre as 100 Maiores Canções dos Anos 90 eleitos pela VH1.

Além destes prêmios o videoclipe de Jeremy ganhou quatro MTV Video Music Awards em 1993, incluíndo o de "Melhor Clipe do Ano", "Melhor Clipe de Banda", "Melhor Clipe de Rock" e o de "Melhor Direção"


Fatos e fotos:

Arma similar a utilizada por Jeremy em seu suicídio, uma .357 Magnum:





Foto do túmulo real onde foi enterrado Jeremy Wade Delle em 1991:





Foto real de Jeremy Wade Delle:



Fontes: Wikipedia, Chris Cuffaro e Youtube.

Bom galera, termino por aqui. Espero que gostem.

Abraço a todos, agente se vê em breve.

12 comentários:

  1. Parabens amigo !!!
    Curto Muito Pearl Jam e adorei o post!!
    Falando em show.. tava no do quinta !!
    Show de Bola , Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu post. Também sempre gostei de Jeremy, e ela foi a razão por que comprei o Ten, quase vinte anos atrás - meu primeiro CD - que me fez virar fã da banda.

    ResponderExcluir
  3. Cara, excelente post!! meus parabéns, eu não sabia da existência de uma outra versão da musica .
    Bom, estou contando as horas já pra ver a banda de perto em porto alegre dia 11/11/11

    Belo post, parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. O post ta legal!
    Faltou só a tradução da letra...
    Mas parabéns assim mesmo

    ResponderExcluir
  5. Show de bola, nunca imaginei q existisse este outro clip. Muito bom parabens. Essa musica e maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Bizarro, O clipe é atordoante.

    ResponderExcluir
  7. exelente post, já sabia da história do clipe, mas mesmo assim seu post tá de parabéns...

    ResponderExcluir
  8. pow muito maneiro adoro pearl jam mas nao sabia muita coisa sobre essa musica e fiquei arrepiado ao ler o post prabens

    ResponderExcluir
  9. nota 10 escuto essa musica desde pequeno mas nao conhecia a historia ! exelente post
    (e se der faz um poster da Last Kiss ) vlw !

    ResponderExcluir
  10. Já conhecia a históriade Jeremy, logo que a canção foi feita.
    Vivi os anos 90 com tudo! Pearl Jam, Nirvana, Alice in Chains, Soundgarden, Stone Temple Pilots, fizeram parte da minha vida!
    Escutava sempre, e quando escutei Jeremy, peguei a letra e traduzi, achei muito legal e procurei saber mais. Na epoca não tinha internet, foi lendo revistas, trocando ideias com a galera que descobri a história por trás da musica!
    Bons tempos!

    ResponderExcluir
  11. P.S.:
    O show do PJ no Rio foi demais!
    Agora e reviver mais dasta época Grunge no SWU!
    Chris Cornell
    Soundgarden
    Hole
    Alice in Chains
    Vamo nessa!!!!!!

    ResponderExcluir