domingo, 24 de janeiro de 2010

Represa de Itupararanga III - Votorantim/SP

Fala Galera, nos últimos dias as fortes chuvas castigaram o estado de São Paulo e isso não é novidade nehuma. Em virtude da grande quantidade de chuvas, várias pessoas passaram aqui pelo blog pois acabaram sendo direcionadas pelo Google quando pesquisaram os seguintaes termos termos:
- Represa de Itupararanga está transbordando?
- Represa de itupararanga está estourando?

Estes foram apenas alguns dos termos pesquisados. Como eu já estava planejando uma viajem de no máximo 200km para colocar a motoca novamente na estrada, porque não ir até a represa e averiguar como está a situação por lá e postar as fotos aqui no blog?
Por volta das 14:00, saí de casa e parti rumo a represa. Durante o trajeto percebi que em vários pontos da vegetação estava minando água e escorrendo para a pista. Em outros pontos vários buracos apareceram também em virtude da água que acumulou por alí.
Fora isso o que pude observar é que realmente a represa está bem mais cheia que normalmente (nenhuma novidade tendo em vista o tanto de água que tem caído esses dias) e que as comportas estão parcialmente abertas.
Quando cheguei na barragem, estacionei a motoca e fui conversar com um funcionário que trabalha ali na barragem. Ele me contou que nos arquivos da barragem(que são feitos diariamente) não consta nenhum relato de que as comportas tenham sido abertas desde o ano de 1986. Outro fato curioso que ele me contou é de que o nível da água da represa tem subido cerca de 5 cm por dia mesmo com as comportas parcialmente abertas.
Atravessei a barragem e segui em frante até o clube náutico e ao clube de recreação logo ao lado. Tudo estava normalmente, várias pessoas andando de jet-ski, lanchas e vários banhistas também. Tudo normal.
Com base em que ví, acredito que a represa não corre o risco de transbordar por enquanto, visto que as comportas estão somente parcialmente abertas e que se o nível da água subir consideravelmente, as comportas poderão ser abertas por completo.
Bom, chega de papo e vamos às fotos:

On the road:




As comportas parcialmente abertas:





Nível da água bem alto na barragem:










Margens ao longo da represa, notem que não existe marcas de que houveram transbordamentos:



E o grande movimento no clube recreativo:




Ficha Técnica
KM Rodados: 160 km (ida e volta)
Pedágios: 1 em Sorocaba (moto isento)
Tempo de viagem: 01h30min (curtindo o visual)

Abraço a todos, agente se vê em breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário