terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Super Máquinas # 3 - Ford Maverick

Fala galera, hoje vou falar de outra máquina que virou lenda aqui no Brasil. Ele tem fama de beberrão, já foi objeto de desejo de muitos e hoje é tratado como uma relíquia, uma verdadeira jóia rara. To falando do Ford Maverick.
Lançado em 1969 nos Estados Unidos, com 15 cores disponíveis e motores de 2,8 e 3,3 litros, ambos de seis cilindros, dois anos mais tarde, em 1971, foi lançado o famoso propulsor V8 de 302 Polegadas Cúbicas para o Maverick
Após o sucesso estrondoso nos Estados Unidos, em 1973 ele finalmente chegou ao Brasil. Seu lançamento causou uma grande repercussão no mercado automobilístico brasileiro e principalmente na imprensa.
O carro apresentava inicialmente três versões: Super (modelo standard), Super Luxo (SL) e o GT . Os Super e Super Luxo apresentavam-se tanto na opção sedã (quatro portas - lançado alguns meses após o lançamento do Maverick) como cupê (duas portas), sendo sua motorização seis cilindros em linha ou, opcionalmente, V8, todos com opção de câmbio manual de quatro marchas no assoalho ou automático de três marchas na coluna de direção. Já o Maverick GT era o top de linha. Com produção limitada, ele se destacava externamente pelas faixas laterais adesivas na cor preta, capô e painel traseiro com grafismos pintados em preto fosco, rodas mais largas, um par de presilhas em alumínio no capô e, internamente, um conta-giros sobreposto à coluna de direção do volante. O Maverick GT vinha equipado com motor de 8 cilindros em V de 302 polegadas cúbicas, potência de 199 HP (potência Bruta, 136 HP líquido), e 4.950 cm3 de cilindrada (ou, para os leigos, um autêntico motor 5.0), oferecido somente com câmbio manual de quatro marchas com acionamento no assoalho. O Maverick equipado com motor V8 podia acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de dez segundos.
O Ford Maverick nacional teve sua produção encerrada em 1979, após 108.106 unidades produzidas.

Bom chega de papo e vamos para as fotos da máquina:







Fonte Wikipedia

Espero que gostem, em breve coloco por aqui mais uma Super Máquina

Abraço a todos, agente se vê em breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário