terça-feira, 30 de março de 2010

Zakk Wylde


Jeffery Phillip Wiedlandt (Nascido em 14 de Janeiro de 1967 em Bayonne, New Jersey), mais conhecido como Zakk Wylde, é o ex-guitarrista do "Príncipe das Trevas" Ozzy Osbourne, ícone do Heavy Metal que o ajudou a se projetar como um dos mais famosos músicos do gênero na atualidade. Zakk também encontrou o sucesso com sua própria banda, o Black Label Society, onde acumula a função de "frontman", compondo e cantando suas próprias músicas, sendo presença freqüente no Tour do Ozzfest e recentemente em festivais europeus. Ele é apelidado por Ozzy Osbourne de Rei Eslovaco.
Zakk Wylde é sem dúvida um dos guitarristas mais bem sucedidos de sua geração, acumulando vários títulos e prêmios, chegando a ser eleito "Most Valuable Player" (MVP) na eleição da revista "Guitar World" americana. Em 2005 foi eleito também como "Best Metal Guitarist", e recebeu ainda os prêmios de "Riff Lord" e "Golden God" da revista "Metal Hammer" inglesa.
Ao longo dos anos, Zakk Wylde desenvolveu vários projetos paralelos muito bem conceituados, como o álbum acústico Book of Shadows e o auto-intitulado álbum da banda de Southern Rock Pride & Glory, contando também com participações especiais em vários trabalhos de outras bandas, como o début do Damageplan (Vocalista convidado) e no álbum de Derek Sherinian, "Black Utopia", ao lado de Yngwie Malmsteen.
Zakk Wylde aparece ainda em alguns DVD's com Ozzy Osbourne (Live and Loud / Live at Budokan) e em 2002 gravou o seu próprio com o Black Label Society (Boozed, Broozed and Broken Boned) em apresentação memorável no Harpo's em Detroit, onde junto com o grande público presente conseguiu em uma noite acabar com o estoque inteiro de bebidas da casa de shows durante as filmagens. Foi a primeira vez na história do Harpo's Concert Hall que tal fato aconteceu.
Zakk também já fez algumas aparições na TV, como no seriado de comédia "Crapshoot" com Jim Breuer, e atuou no Cinema em Hollywood integrando o elenco de Rock Star, onde fazia o papel de "Ghode", guitarrista da banda Steel Dragon, que havia sido criada especialmente para a ocasião, sendo responsável pela trilha sonora do filme.
O Estilo de tocar de Zakk Wylde é geralmente caracterizado por pinch harmonics (Harmônicos Artificiais) e sua técnica nos solos se baseia no uso da Escala Pentatônica Menor, com Licks rápidos no formato box-pattern usando estritamente a palhetada alternada, criando um ataque com uma pegada bastante distinta, quando comparado com músicos com um estilo mais fluido de tocar. Outra característica notável de Zakk é o uso liberal do chicken picking, uma técnica geralmente relacionada ao estilo musical Country sendo raramente utilizada no Heavy Metal, possivelmente adquirida do músico Albert Lee, uma de suas influências.
Zakk é conhecido principalmente por sua preferência pelas guitarras Gibson Les Paul Custom com aquela que se tornaria sua marca registrada, a pintura única com o design em forma de alvo ("Bulls-eye", no Inglês) que ele deliberadamente adotou para que pudesse se diferenciar visualmente de seu ídolo Randy Rhoads (Apesar de ter usado por muito tempo um penteado idêntico), que geralmente tocava com uma Les Paul Custom branca.
A pintura "Bulls-eye" na verdade originalmente deveria se parecer com a espiral do filme "Vertigo", mas apesar dela ter vindo incorreta do Luthier, Zakk gostou do resultado e resolveu ficar com a guitarra assim mesmo. Curiosamente, Zakk possui também uma réplica da Guitarra "Flying V" de Rhoads que considera uma de suas favoritas.
Em reconhecimento ao seu carisma e sucesso no meio musical, a Gibson Guitars lançou uma linha inteira de guitarras personalizadas de Zakk Wylde, um verdadeiro certificado do seu enorme sucesso comercial. Os modelos personalizados Gibson Les Paul Custom "Signature" de Zakk incluem uma guitarra com o design "Bulls-eye" vermelho e flame-maple, um modelo na cor branco envelhecido com o "Bulls-eye" em preto, um modelo "Buzz-saw" alaranjado, e um modelo "Camo" "Bulls-eye", com a pintura de camuflagem esverdeada. Os "Inlays" dos braços são feitos em madrepérola.

Bom, chega de papo e vamos a alguns vídeos do Zakk em ação:

Zakk Wylde - Farewell Ballad (Solo)



Zakk Wylde - Sold My Soul (Solo)




Zakk Wylde - Horse Called War (solo)



Black Label Society - Stillborn



Ozzy Osbourne - Crazy Train



Fonte

Abraço a todos, agente se vê em breve.

5 comentários:

  1. agora eu sei porque o nome artístico é Zakk,com um nome desses até eu mudaria,de toda forma ,o cara é f*d@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir